13/11/2009

Semana de Comunicação da UFF discute a qualidade da programação televisiva

Quarta-feira, 11 de novembro de 2009.

Cerca de quarenta pessoas entre estudantes, professores e profissionais de comunicação assistiram a segunda mesa de debates do segundo dia da I Semana de Comunicação da UFF, Se.Com: a estréia. A mesa contou com a presença de Eliana Monteiro e Arthur William que falaram sobre o tema “A qualidade da programação televisiva” mediados pelo professor do Departamento de Comunicação da UFF Guilherme Nery.

A professora Eliane Monteiro iniciou sua palestra falando sobre a qualidade estética da televisão e o uso da imagem. Ela ressaltou as mudanças deste aspecto da televisão, ocorridas nos últimos anos. Para Eliane “Está sendo constituída uma programação onde a televisão não é definidora da imagem”. Eliane chamou a atenção da platéia para o fato de que diferente de outros momentos, atualmente a baixa qualidade da imagem na televisão, exibindo vídeos amadores não é mais motivo de desculpas, pois o que conta é conteúdo daquela imagem. Para Eliane “A TV parece criar novas tecnologias da imagem, semelhantes às câmeras de vigilância”.

O segundo palestrante da mesa, Arthur William é integrante do Coletivo Intervozes e da TV Brasil, ele falou sobre a constituição da TV brasileira. William apresentou diversos dados que mostram o quanto a TV brasileira, segundo ele, é dependente da publicidade. Além disso, questionou também o modelo de concessão brasileiro e o mau uso que muitas emissoras fazem de seus canais, vendendo espaço na porgramação e, muitas vezes, se eximindo de responsabilidade sobre o conteúdo. William alertou que isto é inconstitucional e que é preciso haver mais rigor com o que é feito pelas emissoras que detém o direito de concessão pública. William terminou sua fala apresentando alguns modelos de TV em outros lugares do mundo que seriam uma alternativa para o Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário