12/11/2009

Segundo dia da Secom conta com duas oficinas

Quarta-feira, 11 de novembro
O segundo dia da Secom, semana de comunicação da UFF, contou com duas oficinas voltadas a estudantes de Jornalismo e Publicidade. O Professor Kléber Mendonça, que ministrou a oficina "Reconstruindo os textos Jornalísticos" incentivou os estudantes a questionarem o que os incomodava no jornalismo contemporâneo e a partir daí, começou um exercício de reflexão e crítica ao jornalismo atual.

A aluna de mestrado Matilde Silveira, que participou da oficina, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância de uma semana que promova debates e oficinas aos alunos. "Quando fiz minha graduação aqui na UFF há alguns anos, ocorreu uma semana parecida com essa, mas que não foi levada adiante. A iniciativa partir dos alunos é algo ótimo" contou Matilde.

Ministrada pela professora Ana Paula Bragaglia, a oficina “Reconstruindo a Propaganda”, discutiu sobre a transgressão do padrão hegemônico de beleza atual. Deu ênfase ao fato de que apesar de o Brasil ser um país heterogêneo racialmente, há o predomino do branco na mídia brasileira.

Algumas empresas já estão quebrando essa hegemonia e Ana Paula usou algumas propagandas veiculadas esse ano em que modelos com beleza real e não ideal, são as estrelas.

Os alunos produziram anúncios enganosos, outro tema debatido na oficina. A intenção era mostrar o valor que a sociedade dá ao bem material. Claudio Lima, da Universidade Estácio de Sá achou a dinâmica interessante e proveitosa. “Esse tipo de evento deveria ser mais divulgado, é muito importante para a formação do aluno”.



Por Nathan Kunigami e Natália Tessarollo

0 comentários:

Postar um comentário