11/11/2009

Secom discute a concentração dos meios de comunicação

Terça-feira, 10 de novembro de 2009.
Tema polêmico entre os estudiosos da Comunicação, a concentração dos veículos midiáticos foi discutida na segunda mesa da Secom, semana da comunicação realizada pelos alunos da UFF. O debate, que contou com a presença de Marcos Dantas, professor da ECO/UFRJ, Cláudio Salles da Rádio Comunitária Pop Goiaba e Eduardo Compan, chefe de reportagem da CBN, mostrou aos alunos a visão de jornalistas experientes sobre o assunto.

Após apresentar dados alarmantes sobre a participação de políticos em emissoras de radio e televisão, Cláudio Salles acredita que a mídia é quem dita, atualmente, as políticas públicas do país. “A falta da prática política e cidadã de fiscalizar é preocupante. Se os donos dos meios de comunicação são políticos, como haverá isenção?”, questiona Salles. O professor Marcos Dantas corrobora a posição de Cláudio e acredita que as pessoas constroem sua visão de mundo através do que vêem na mídia e, cada vez mais, se comportam como consumidores e menos como cidadãos. Como alternativa, os dois acreditam que é necessário, principalmente por parte dos estudantes de comunicação, o exercício de uma visão crítica do que é passado pela mídia para a sociedade.

Já Eduardo Compan, acredita que a dita manipulação da informação nem sempre se constitui como uma manipulação verdadeira. “Muitas vezes, uma falha técnica que possa omitir alguma informação, é vista erroneamente como manipulação. O repórter tem a autonomia das decisões e o fantasma da manipulação, muitas vezes, aparece onde não existe, devido a uma generalização errada”, finaliza o jornalista.

0 comentários:

Postar um comentário